Publicado por: Zuper | 20/01/2009

Cusco – La Paz

16 e 17/01 – Chegamos no Terminal Terrestre de Cusco por volta das 21:00h, para tomar o bus para Puno (22:00h). Compramos nossa passagem no dia anterior, para evitar problemas. ENTRETANTO, quando entramos no bus, ja haviam duas pessoas sentadas nas nossas poltronas… E o pior: elas tinham a passagem correta, com a mesma numeracao que a gente… Fomos reclamar entao com o anaozinho que nos vendeu a passagem. Resultado: o retardado desprovido de funcoes cerebrais do anaozinho que nos vendeu a passagem simplesmente nao registrou nossa venda! Depois de alguns minutos conseguimos as duas ultimas poltronas disponiveis, gracas as duas pessoas que nao compareceram, pois o bus estava lotado. Azar e sorte ao mesmo tempo…

Por volta das 4:30h chegamos a Puno, num frio de dar inveja a pinguim… Ficamos na rodo ate umas 7:00h, quando fomos para a agencia de turismo, onde fariamos o tour para as Ilhas Flutuantes do lago Titicaca (Uros).

Como o tour so sairia 8:45h, aproveitamos para dar umas voltas por Puno, e ficar no sol um pouquinho hehe

Em Puno encontramos uma diversao sem igual: andar num meio de transporte chamado “triciclo”! MUITO divertido! O transito eh mais confuso que pinturas abstratas, onde os triciclos dividem a rua com kombis, taxis, moto-taxis e pedestres…

Depois de muuitas voltas de triciclo, voltamos para a agencia para iniciar nosso tour.

No tour encontramos varios brasileiros, cujo duas estao hospedadas aqui no Loki-La Paz conosco (20/01).

Tomamos o barco da empresa, com direcao a Ilha de Uros. A viagem ate la demora em media 30 min.

170120095281

Por fim chegamos a Ilha de Uros. Eh uma ilha artificial, construida pelos nativos… Eh uma sensacao diferente quando voce pisa na ilha… Eh um “barco” gigante, com trocentos km de area :S

170120095401

A galera vive MESMO ali… Tem centro medico, restaurantes, mercado, escola primaria e… PRESIDENTE! Na foto abaixo ta o nosso guia e o “presidente” da ilha (o tio de chapeu multicolorido).

170120095361

Eles recomendaram para que comessemos uns matos la, que era nutritivo… Realmente tem um delicioso gosto de… NADA!

17012009535

17012009534

Como nao tinha muita coisa para fazer em Puno, resolvemos tomar o bus das 14:30h com direcao a Copacabana (nao a brasileira :/), na Bolivia.

O bus pararia na fronteira, para que fizessemos os tramitis imigratorios.

Copacabana no frio? Wtf?! Nao a nossa :/

Copacabana

Por volta das 18:00h chegamos em Copacabana, na Bolivia.

Sinceramente? Decepcionante… Sempre me disseram que Copacabana era MUITO melhor que Puno, bem mais turisticos e panz… Po**a nenhuma! Nao tem ATM, nao tem telefone publico, nao tinha vaga em hospedagem alguma…

Rodamos uns 30 min com a mochila nas costas atras de vaga em hospedagem. Encontramos um quarto com 4 camas, mas precisariamos de mais duas pessoas para dividir conosco. Dois espanhois perguntaram pra gente se encontramos vagas, daih eu disse que encontramos pra 4 e perguntei se eles queriam dividir. Fechamos entao o quarto e fomos procurar um tour para a Ilha do Sol, no dia seguinte.

18/01 – Nosso dia comecou cedo. Madu, Miguel, Albano (os dois espanhois) e eu fomos para o caiz, para pegar o barco do tour, com destino a Ilha do Sol. Resolvemos tomar o primeiro tour (8:15h) para poder voltar a tempo de pegar o ultimo bus para La Paz. Definitivamente nao queriamos passar mais tempo em Copacabana…

Miguel, Albano e eu

Miguel, Albano e eu, esperando o barco-lesma sair…

O tempo tava terrivel pela manha. Fomos no segunto andar do barco (aberto) passando um frio de dar inveja a congelador brastemp. Depois de 3:00h de viagem num barco mais devagar que lesma reumatica, chegamos na Ilha do Sol.

Por sorte, quando chegamos na Ilha do Sol, o tempo comecou a abrir e fez sol pelo resto do dia :)

180120095521

A Ilha do Sol eh muuuito bonita! Recomendo com crtz o passeio! (So os barcos que sao terrivelmente lerdos, pqp!) A maioria das fotos tao na maquina do Madu, porque meu cell ficou sem bateria :/

180120095571

Chegamos em Copacabana, depois do tour, e tomamos nosso Bus (18:30h) com direcao a La Paz…

La pelas 22:30h chegamos em La Paz. Fizemos nossa reserva no Loki e tomamos um taxi para la com os dois espanhois que estavam conosco. Depois de alguns minutos no taxi, chegamos ao nosso albergue. O Loki de La Paz eh MUITO maior que o de Lima. E o Pub eh I R A D O! Recomendo para quem quiser passar alguns dias em La Paz.

200120095681

19/01 – Acordamos cedo e fomos dar umas voltas pela cidade, pra ver como eh, ir nos lugares turisticos e etc…

La Paz eh a cidade mais populosa da Bolivia, parecendo um camelô gigante… Vende de tudo! De capas para oculos ate Playstations 3. Tem MUITA coisa barata… Fomos no “Black Market”, um mercado de eletronicos provavelmente proveniente do Chile. A maioria das coisas sao o mesmo preço do Paraguai, variando um pouco pra cima. Infelizmente os celulares estao caros e Madu nao pôde comprar seu(s) Iphone(s). :/

20012009569

Fomos tambem ao “Mercado das Bruxas”, onde se pode encontrar todo tipo de artesanato bizarro, pocoes de dinheiro e amor, bichos empalhados, sapos esquisitos… Enfim, tudo dessas paradas de magia e panz.

19012009564

Exploramos varios locais da cidade e voltamos para o albergue, pra ficar no pub jogando uma sinuquinha hehe

20/01 - Continuamos a andar pela cidade, procurando tambem uma agencia para fazer alguns tours por aqui. Nesse dia conhecemos umas brasileiras (carioca e gaucha) gente boas bagarai.

Marcamos nosso tour ao Valle de la Luna e Chacaltaya para o dia 21, pela Coca Travels, por uma bagatela de 50 bolivianos (7 dolares).

Mais pub pela noite e so.

21/01 - O dia comecou cedo, la pelas 6:30h, pois nosso tour comecaria la pelas 8:30h. Depois de 1 hora e meia de viagem,  chegamos ao Chacaltaya…

CHACALTAYA –

Acordamos cedo e ficamos esperando o pessoal da agencia passar la no Loki. La pelas 8:45 o bus seguia em direcao ao Chacaltaya.

Para quem nao sabe, Chacaltaya é um pico da Cordilheira dos Andes localizado na Bolívia e que possui 5.421 m de altitude. Ha uns 10 anos atras era a estaçao de ski mais alta do mundo… Pena que com o aquecimento global ela foi desativada :/

A estrada ate la eh bizonhamente terrivel! Nosso bus teve que parar bem antes e seguimos a pe.

Entonces, vi neve! :D Nao so vi neve, como tambem vi nevar o/

Ar? Tambem nao existe… Neve fofa + NADA de ar = caminhada dificil bagarai…

Primeiro subimos ate a antiga estacao de ski (que agora apenas eh uma parada onde voce pode tomar um chocolate quente ou um mate de coca), la paramos por uns 20 min, para respirar um pouco e descançar para a subida ingrime ate o cume.

Depois de descansar, uns poucos corajosos queriam caminhar ate o cume… E eh CLARO que Madu e eu estavamos na lista hehe

A caminhada eh penosa pra cacete, mas a visao com crtz vale o esforço (Y).

A foto abaixo eh o caminho para o cume, depois da estacao de ski.

21012009597

Depois de caminhar na neve e sentir frio, descemos o Chacaltaya e fomos em direçao ao Valle de la Luna, em La paz…

Valle de la Luna –

Saindo da neve, entramos num clima desertico. Valle de la Luna eh uma formaçao geografica muito interessante, completamente afetada pela erosao.

Depois do passeio, voltamos ao Loki, para tomar umas cervejas e dormir.

No outro dia pegariamos nossa conduçao em direçao ao Uyuni… 12 horas de viagem numa estrada TERRIVEL!

Bom, aih ja eh outro post…

No mais, eh isso ae.

Besollamame:*
Kisscallme:*
Beijomeliga:*

About these ads

Responses

1. Ai q saudade da porra!!!
    Vc tá lindo!
    Correção: VC É LIIIIIIINDO!!!!
    Curta bastante! Bjs e te amo!
    Ah! Manda bjo pro Madu tb!
    ;o)

2. Oie, muito bom o texto! Super gostoso de ler. Estou planejando uma viagem e por curiosidade queria passar a noite em Uros, acha que vale a pena?